
Itália se consolida como quarto maior emissor de turistas para o Ceará em 2024
Estado intensifica ações de promoção turística na TTG Travel Experience para atrair mais visitantes italianos.
Da Redação
10/10/24 • 15h00

A Itália foi responsável por 14% dos turistas internacionais que desembarcaram no Ceará até agosto de 2024, segundo a Embratur e a Polícia Federal. Esse resultado posiciona o país europeu como o quarto maior emissor de visitantes para o estado. A expectativa é que essa participação cresça até o final do ano, impulsionada pelas iniciativas promovidas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), no mercado italiano.
Entre os dias 9 e 11 de outubro, o Ceará está presente na TTG Travel Experience, realizada no Rimini Expo Center, na Itália. A feira, que chega à sua 61ª edição, é reconhecida como o principal evento de promoção turística do país. A participação cearense tem como objetivo estreitar parcerias com agentes e operadores italianos, responsáveis pela comercialização de pacotes de viagem.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, destaca a importância do evento para a promoção turística do estado. “Nossa presença reforça o compromisso de consolidar o Ceará como destino de referência para o público italiano, um dos principais mercados emissores para o estado”, afirmou.
Antes da feira, a Setur realizou ações promocionais em duas cidades italianas. Em Nápoles (4) e em Roma (8), foram organizados roadshows para capacitar cerca de 300 agentes e operadores sobre os atrativos cearenses. A secretária Yrwana Albuquerque enfatizou a relevância desses profissionais no processo de decisão dos turistas e a importância do relacionamento com eles para atrair mais visitantes ao estado.
Com Portugal, Estados Unidos e França liderando o ranking de emissores de turistas para o Ceará, a Itália segue na quarta posição. A proximidade com a Europa e as conexões diretas, especialmente com a TAP Air Portugal, que opera nove voos semanais entre Lisboa e Fortaleza, são fatores fundamentais para o crescimento do fluxo de turistas italianos e de outros países europeus.
Essas ações refletem a estratégia do Ceará de fortalecer sua presença no mercado internacional, especialmente na Europa, buscando aumentar o número de visitantes e consolidar o estado como um dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro.