Brasil é eliminado nas quartas de final do basquete masculino nos Jogos Olímpicos

Seleção dos EUA avança à semifinal após vencer o Brasil por 122 a 87.

Da Redação
06/08/24 • 19h00

Brasil vendeu caro a classificação para os Estados Unidos. (Foto: Gregory Shamus)

A seleção brasileira masculina de basquete enfrentou a poderosa equipe dos EUA nas quartas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024, nesta terça-feira (6). Apesar de grandes lances e esforços, o Brasil foi derrotado por 122 a 87 e se despediu da competição.

Os norte-americanos, considerados a nova versão do ‘Dream Team’, avançaram à semifinal e enfrentarão a Sérvia, que venceu a Austrália por 95 a 90. A partida está marcada para quinta-feira (8). Na outra semifinal, França e Alemanha se enfrentarão por uma vaga na decisão.

Mesmo com a eliminação, esta foi a melhor campanha olímpica da seleção brasileira masculina de basquete desde Londres 2012. No Rio 2016, o Brasil caiu na primeira fase e terminou na nona posição, e não se classificou para Tóquio 2020.

O Brasil começou o jogo pressionando e criando oportunidades no ataque, mas os erros ofensivos permitiram que os EUA abrissem vantagem rapidamente. Com pouco mais de quatro minutos, a vantagem dos norte-americanos já era de 16 a 6. O técnico Aleksandar Petrovic pediu tempo para tentar reorganizar a equipe, mas a diferença no placar persistiu. Joel Embiid brilhou no primeiro tempo com 14 pontos, e os EUA fecharam o primeiro quarto em 33 a 21.

No segundo período, os EUA continuaram aproveitando os erros brasileiros e ampliaram a vantagem para 19 pontos rapidamente. No entanto, uma mudança na marcação brasileira resultou em uma sequência de quatro minutos sem pontuação dos norte-americanos, reduzindo a diferença para oito pontos (42 a 34). Steve Kerr, técnico dos EUA, pediu tempo técnico, e os norte-americanos retomaram o controle do jogo, fechando o primeiro tempo em 63 a 36.

Com 27 pontos de desvantagem, o Brasil tentou uma última cartada no terceiro quarto, mas o alto aproveitamento ofensivo dos EUA manteve a diferença no placar. O Brasil terminou o terceiro quarto perdendo por 94 a 71.

No último período, os EUA cadenciaram o jogo, rodando o elenco e poupando jogadores para os próximos desafios. A seleção americana atingiu o placar centenário com 8 minutos restantes, fechando o jogo em 122 a 87.