
Prévia da inflação oficial fica em 0,21% no mês de abril
IBGE divulgou os dados na manhã desta sexta-feira (26). Valor fica abaixo do mês passado e do mesmo período em 2023.
Da Redação
26/04/24 • 11h40

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou uma taxa de 0,21% em abril, ficando abaixo das taxas tanto do mês anterior (0,36%) quanto do mesmo período do ano passado (0,57%). Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (26) apontam uma desaceleração na prévia da inflação oficial.
No acumulado do ano, o IPCA-15 apresenta uma taxa de 1,67%, enquanto nos últimos 12 meses, a inflação atingiu 3,77%, abaixo dos 4,14% registrados até a prévia de março deste ano.
A queda da taxa de inflação foi impulsionada principalmente pelo setor de transportes, que teve uma deflação de 0,49% em abril. Itens como passagem aérea, gás veicular, óleo diesel e gasolina apresentaram redução de preços.
Por outro lado, o grupo alimentação e bebidas teve alta de preços de 0,61%, contribuindo para impedir uma queda maior da inflação. Entre os itens que mais influenciaram essa alta estão o tomate, alho, cebola, frutas e leite longa vida.
Alguns produtos, como a batata-inglesa e as carnes, exerceram uma pressão negativa sobre a inflação dos alimentos, apresentando queda nos preços. Os demais grupos de despesa também tiveram suas taxas de inflação divulgadas pelo IBGE, refletindo o comportamento dos preços no período de coleta, que foi entre 15 de março e 15 de abril deste ano.