
Para CEO da JBS, consumidor não quer a “pagar a conta” por alimento sustentável
Gilberto Tomazoni destaca necessidade de aumentar a produtividade e reduzir custos durante o Global Business Forum do G20.
Da Redação
11/09/24 • 05h00

Os consumidores, em geral, não estão dispostos a pagar mais por alimentos produzidos com padrões ambientais mais elevados, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO da JBS, durante o Global Business Forum do G20. Segundo o executivo, essa realidade impõe um desafio aos produtores de alimentos, que estão sob crescente pressão para reduzir sua contribuição para as mudanças climáticas.
“Não podemos presumir que o consumidor pagará essa conta”, ressaltou Tomazoni. Ele defendeu que o setor precisa focar no aumento da produtividade para reduzir os custos e tornar os alimentos mais acessíveis, ao mesmo tempo em que adota práticas sustentáveis.
A agricultura é uma das principais responsáveis pelas emissões globais de carbono, representando mais de um quinto do total, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). A pressão para que o setor reduza o desmatamento, o uso de fertilizantes sintéticos e adote outras medidas de sustentabilidade tem aumentado.
O executivo destacou que o setor de alimentos precisará de até US$ 350 bilhões por ano até 2030 para financiar a adoção dessas práticas. Além disso, Tomazoni ressaltou a importância de criar um sistema que recompense os agricultores por seus “serviços ambientais”, garantindo que eles possam adotar práticas mais sustentáveis sem sofrer prejuízos financeiros.