Intenção de Consumo sobre pelo terceiro mês consecutivo

Índice teve alta de 0,5% em junho de 2024 em relação a maio, aponta CNC.

Da Redação
21/06/24 • 15h55

Em comparação com o mesmo período de 2023, aumento foi de 5,1%. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou um crescimento de 0,5% em junho deste ano em comparação ao mês anterior, marcando a terceira elevação consecutiva, embora tenha sido o menor aumento desse período, conforme revela a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta sexta-feira (21). Esse indicador reflete a confiança dos consumidores na economia.

Além disso, em uma comparação anual, o aumento foi de 5,1% em relação a junho do ano passado. Esse resultado evidencia uma tendência de recuperação na confiança do consumidor ao longo dos últimos 12 meses.

O crescimento do indicador em junho foi impulsionado principalmente pelos componentes “nível de consumo atual”, com uma alta de 1,7%, e “renda atual”, que subiu 1,5%. Outros componentes que também tiveram aumento incluem “perspectiva de consumo” e “momento para a compra de bens duráveis”, ambos com um incremento de 0,5%, e “emprego atual”, que cresceu 0,2%. O único componente que não registrou aumento foi o “acesso ao crédito”, que permaneceu estável.

Já em relação ao mesmo período do ano passado, o destaque fica por conta da alta de 13,4% no “momento para a compra de bens duráveis”. Outras elevações significativas incluem “renda atual” e “nível de consumo atual”, que cresceram 8,2% e 8%, respectivamente. O “acesso ao crédito” e a “perspectiva de consumo” também apresentaram crescimentos, enquanto a “perspectiva profissional” foi o único componente que apresentou queda, de 2,3%.