Fetrans anuncia empresas cearenses como vencedoras no 21º Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar

O empresário Erivaldo Arraes foi homenageado com a comenda Destaque Ambiental.

Da Redação
11/07/24 • 16h58

Seis empresas foram congratuladas na categoria Ouro Inovador. (Foto: Iratuã Freitas)

O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), promovido pela Federação dos Transportes (Fetrans), está na sua 21ª edição e anunciou as empresas vencedoras do Ceará na terça-feira (09). A cerimônia ocorreu na sede da Federação e reuniu empresários e profissionais do setor, representantes dos sindicatos filiados à Fetrans e autoridades.

A premiação, que pelo terceiro ano consecutivo registrou recorde de empresas inscritas, é uma das mais tradicionais do setor de transportes. O objetivo é reconhecer e fomentar as práticas organizacionais das empresas comprometidas com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e com a implantação de melhorias que reduzam os impactos ambientais e contribuam para alcançar as metas da ONU estabelecidas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Neste ano, 55 empresas de diversos modais de transporte (rodoviário, ferroviário, metroviário, hidroviário, dutoviário e aeroviário) concorreram ao prêmio. No total, nove empresas foram premiadas.

Na categoria Prata:

– Auto Viação Fortaleza
– Auto Viação São José
– Termaco Terminais Marítimos de Containers e Serviços Acessórios

Na categoria Ouro:

– Fretar Logística e Transporte
– Viação Urbana
– Cerama Transportes

Na categoria Ouro Inovador:

– Auto Viação Dragão do Mar
– Expresso Guanabara
– Organizações Guimarães – Empresa Vitória
– Transportes Urbanos Aliança
– Vega S/A Transporte Urbano
– Daniel Transportes

Durante a cerimônia, também foi entregue o Troféu Destaque Ambiental, uma homenagem da Fetrans a personalidades e instituições que se destacam na promoção de práticas sustentáveis. Neste ano, o homenageado foi o empresário Erivaldo Arraes, sócio-fundador do Grupo Marquise, que atua na gestão de resíduos sólidos e está entre as líderes do setor no Brasil.

O PMQA, criado em 2002, já premiou mais de 140 projetos de empresas do setor de transporte no Ceará e homenageou mais de 40 personalidades e instituições com o Troféu Destaque Ambiental. O prêmio é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir, desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), e executado regionalmente pela Fetrans.