
Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio, revela pesquisa
Levantamento da CNDL e SPC Brasil mostra que consumidores planejam gastar em média R$ 225,72 em presentes como roupas, perfumes e calçados.
Da Redação
05/08/24 • 15h48

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que o Dia dos Pais deste ano promete ser bastante lucrativo para o comércio brasileiro. Estima-se que a data movimentará cerca de R$ 25,56 bilhões, com 110,9 milhões de consumidores planejando ir às compras. O gasto médio com presentes está projetado em R$ 225,72, destacando-se a preferência por itens como roupas, perfumes e calçados.
Segundo a pesquisa, 32% dos entrevistados pretendem gastar mais do que no ano anterior, enquanto 35% planejam desembolsar o mesmo valor e 19% esperam gastar menos. Dentre os que pretendem aumentar os gastos, 56% almejam adquirir presentes de melhor qualidade. Outros 27% justificam o aumento devido aos preços mais altos dos produtos, e 23% mencionam uma melhoria em sua renda mensal como fator decisivo.
A maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista, utilizando principalmente o PIX (38%) e o cartão de débito (21%). Por outro lado, 34% dos entrevistados planejam efetuar o pagamento de forma parcelada, com a maioria optando pelo cartão de crédito (31%).
Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, enfatiza que os resultados da pesquisa não apenas apontam as tendências de consumo, mas também sublinham a importância do Dia dos Pais para fortalecer os laços familiares. “Muitos consumidores veem na compra de presentes uma forma de expressar carinho e apreço, tornando essa data crucial para o comércio. É encorajador ver que, apesar dos desafios econômicos, muitos estão dispostos a investir em presentes significativos para celebrar a ocasião”, afirma Cavalcante.