
Projeto de escola de Pedra Branca é premiado na Genius Olympiad, nos Estados Unidos
Trabalho abordou o mapeamento regional da caatinga e o desequilíbrio das ações antrópicas na biodiversidade.
Da Redação
01/07/24 • 13h20

O projeto cearense “Mapeamento regional de espécies catingueiras e invasoras na cidade de Pedra Branca” foi premiado na Genius Olympiad, competição internacional sobre questões ambientais para jovens do Ensino Médio. O evento aconteceu entre os dias 10 e 14 deste mês, em Syracuse, Nova York, Estados Unidos.
O trabalho conquistou o 3º lugar geral na categoria Science Environmental Quality, recebendo medalha de bronze. As estudantes participantes também ganharam a oportunidade de se candidatarem a bolsas de estudo no Rochester Institute of Technology (RIT) após a conclusão do Ensino Médio.
Desenvolvido por Bruna Vitória Bernardo do Nascimento, Gyuliana Facundo de Oliveira e Gustavo Pacífico Gomes Fernandes, o projeto contou com a orientação dos professores Francisco Renato Moreira da Silva e Rafael Saraiva da Silva. Bruna e Gyuliana, juntamente com o professor Renato, representaram o grupo na viagem.
O projeto revelou que a caatinga, bioma crucial para o Nordeste brasileiro, tem 80% de sua vegetação nativa alterada por ações antrópicas, como queimadas. Isso causa desequilíbrio da biodiversidade, aumento das temperaturas, baixa umidade do ar e liberação de gases tóxicos à saúde humana.
Com o mapeamento da arborização em Pedra Branca, utilizando GPS e aplicativos específicos, foram identificadas plantas invasoras, destacando-se o nim indiano. Esta espécie danifica calçadas e tubulações, causa infertilidade em pássaros, é tóxica para polinizadores e empobrece o solo.
Para mitigar esses impactos, o projeto propôs uma campanha de arborização planejada, distribuindo mudas de espécies nativas, como cajueiro e goiabeira, especialmente nos bairros mais quentes. Desenvolveu-se também o aplicativo AMB, que orienta a população sobre o cultivo de mudas nativas e as espécies adequadas para arborização. Além disso, oficinas de conscientização foram realizadas em escolas públicas locais, ensinando os alunos a produzir mudas a partir de plantas locais.