
Professores da Rede Pública do Ceará recebem capacitação em educação empreendedora
Iniciativa preparou docentes para ministrar disciplina focada em empreendedorismo.
Da Redação
23/08/24 • 14h20

A Junior Achievement Ceará, em parceria com empresas mantenedoras e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), capacitou 230 professores para ministrar a disciplina eletiva “Jovem Empreendedor II”. A ação visa fortalecer a educação empreendedora nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) do Estado, oferecendo aos educadores uma formação completa sobre a metodologia aplicada na trilha empreendedora disponível neste semestre.
O programa de capacitação começou no dia 15 de agosto em Fortaleza e se estendeu até a última quinta-feira (21), abrangendo outras regiões do estado, incluindo as cidades de Sobral e Russas. Com uma carga horária de oito horas diárias, o curso focou no módulo Miniempresa, que proporciona uma abordagem prática sobre empreendedorismo.
A Junior Achievement (JA) desenvolve não apenas a metodologia e os conteúdos dos programas, mas também elabora manuais de aplicação e planos de aula detalhados, que são distribuídos aos professores da eletiva. Além disso, uma equipe de suporte e monitoria permanece à disposição dos docentes para garantir que o conhecimento seja transmitido de forma eficaz aos alunos.
Ana Lucia Teixeira, diretora executiva da JA Ceará, destacou a importância dessa capacitação: “A capacitação dos professores é um passo essencial para garantir que a disciplina ‘Jovem Empreendedor II’ seja implementada com excelência nas escolas do Ceará. Ao fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários, estamos preparando educadores para inspirar e orientar os jovens no desenvolvimento de habilidades empreendedoras, fundamentais para seu futuro pessoal e profissional.”
Alunos interessados em participar da disciplina “Jovem Empreendedor II” ainda podem se matricular, devendo procurar a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral onde já estão matriculados e manifestar interesse na disciplina.