Emissão emergencial de Carteira de Identidade Nacional começa neste sábado no Ceará

Ação da Pefoce e SPS atenderá casos urgentes em Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.

Da Redação
13/09/24 • 12h40

A operação acontece nos últimos três sábados de setembro. (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de garantir acesso rápido à Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos em situações de vulnerabilidade ou emergência, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), inicia neste sábado (14) um serviço emergencial de emissão do documento. A ação ocorrerá em três sábados de setembro: dias 14, 21 e 28, em Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.

O serviço será oferecido para casos de urgência devidamente justificadas, como situações de saúde, trabalho ou questões sociais. A emissão emergencial da CIN visa facilitar o acesso dos cidadãos a serviços essenciais, promovendo inclusão social e cidadania.

As carteiras de identidade emitidas antes de janeiro de 2024 permanecem válidas até 2032, e o atendimento será feito exclusivamente com agendamento prévio por meio do site **meuvaptvupt.com.br**.

Como agendar:

– Os interessados devem acessar o link e justificar a urgência com documentação comprobatória.
– Selecione a opção “Emissão Carteira de Identidade – Casos Emergenciais” no portal e siga as etapas solicitadas.
– O agendamento está disponível a partir desta quinta-feira (12).

A campanha tem capacidade para atender 3.325 pessoas por sábado, totalizando cerca de 10 mil atendimentos ao final de setembro. Além dos sábados emergenciais, o serviço já é realizado diariamente em diversas unidades Vapt Vupt e na Pefoce.

Serviço:

Datas: 14, 21 e 28 de setembro
Locais de atendimento: Fortaleza (sede da CHPB da Pefoce, unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão), Maracanaú (Casa do Cidadão), Juazeiro do Norte (Vapt Vupt) e Sobral (Vapt Vupt).
Agendamento: meuvaptvupt.com.br.