Dia das Crianças deve movimentar R$ 285 milhões no comércio de Fortaleza

Pesquisa da Fecomércio aponta crescimento nas vendas e preferências de consumo para a data.

Da Redação
02/10/24 • 08h40

O crescimento em relação ao mesmo período do ano passado deve ser de 1,8%. (Foto: RioMar Fortaleza)

O comércio de Fortaleza está projetando um aumento nas vendas com a proximidade do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Segundo pesquisa da Fecomércio CE, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), o varejo local deverá movimentar cerca de R$ 285 milhões, um crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa aponta que 50,1% dos consumidores da capital cearense pretendem presentear na data, sendo os brinquedos o item mais procurado, com 72% das intenções de compra. Artigos de vestuário e acessórios (26%), bicicletas (6%), calçados (3,5%) e jogos de tabuleiro ou educativos (3,3%) também estão entre as preferências. O valor médio dos presentes será de R$ 172, com 60,8% dos entrevistados optando por pagamentos à vista, por meio de dinheiro, Pix ou cartão de débito. O cartão de crédito aparece em seguida, sendo a escolha de 42,1% dos consumidores.

Cláudia Brilhante, diretora institucional da Fecomércio, destaca a importância das datas comemorativas, como o Dia das Crianças, para a economia local, principalmente para micro e pequenas empresas. “Datas como o Natal, o Dia das Mães e a Black Friday são as mais fortes para o comércio, e o Dia das Crianças segue logo atrás, contribuindo de maneira significativa para o fortalecimento do setor”, afirma Brilhante.

Ela também orienta os consumidores a serem cautelosos com os gastos, lembrando que a Black Friday e o Natal estão próximos. “É importante planejar as compras e optar por presentes dentro do orçamento, como mostra o comportamento prudente dos consumidores que estão preferindo pagar à vista”, pontua.

Os shopping centers foram os locais de compra mais citados pelos consumidores (33,3%), seguidos por centros comerciais (24,5%) e lojas de rua ou galerias (23,4%). A pesquisa também revelou que mais da metade dos consumidores (52,5%) não tem uma data fixa para realizar as compras, sendo os sábados o dia preferido para 29,9% dos entrevistados.

Além das compras, o Dia das Crianças também impulsiona os setores de entretenimento e alimentação. Cerca de 31% dos consumidores planejam comemorar a data, preferindo realizar as celebrações em residências familiares (41,9%), parques e praças (17,9%) e praias (15,2%).