Receita Federal libera consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2023

Cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul têm prioridade em função das enchentes que atingiram o Estado.

Da Redação
23/09/24 • 16h49

O prozo de entrega da declaração vai das 8h do dia 15 de março às 23h59 de 31 de maio. (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)

Aproximadamente 511 mil contribuintes já podem consultar se foram incluídos no último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. Dentre eles, cerca de 86 mil gaúchos têm direito a receber, devido à prioridade concedida em função das enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul. Esse lote também abrange restituições residuais de anos anteriores.

O total a ser pago é de R$ 1,03 bilhão, com cerca de 40% desse valor destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, como idosos, pessoas com deficiência e aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério.

Entre os contribuintes prioritários, 201.381 informaram a chave Pix do tipo CPF, o que dá prioridade no recebimento. Além deles, 106.289 contribuintes que não se encaixam nas categorias prioritárias foram contemplados.

O pagamento será realizado no dia 30 de setembro, diretamente na conta ou chave Pix informada. Caso o valor não seja depositado por motivos como conta desativada, o resgate poderá ser feito pelo Banco do Brasil.

Para verificar se está na lista, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo para dispositivos móveis.