
Projeto Viva Natureza é apresentado na Bece em tarde com atividades artísticas para crianças
O evento acontecerá no domingo (14), às 15h, no 1º andar da Biblioteca Estadual do Ceará.
Da Redação
11/07/24 • 17h24

O Projeto Viva Natureza foi elaborado com o desejo de expandirmos a compreensão de que somos parte integrante e indissociável da Natureza. Tem como eixo norteador incentivar a construção de vínculos duradouros e a interação mais curiosa e cuidadosa com o mundo ao nosso redor, utilizando-se da criatividade numa experiência instigante, divertida e plural.
O evento de apresentação do Projeto contará com vivências, rodas de conversa e musicalização ao vivo. Será um momento de conexão e aprendizagem sobre como cuidar do Planeta e preservar a Natureza. As atividades serão conduzidas pela idealizadora e autora Patricia Veloso, com a participação do fotógrafo Gentil Barreira e da artista indígena Byya Kanindé, e o acompanhamento da arte-educadora Sabrina Moura, da psicopedagoga Ana Victória Anselmo e do músico Mateus Mascarenhas.
Essa proposta de sensibilização socioambiental, elaborada pela Terra da Luz Editorial, agrega a Coleção Viva Natureza, composta por três livros infantis, guias de mediação para educadores/as, dois cadernos de ações sustentáveis e iniciativas verdes, ampliando-se com vivências culturais e artísticas para crianças e jovens. As temáticas e narrativas das obras estão alinhadas com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e com os ODS da Unesco (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Alguns títulos já estão sendo adotados em escolas para estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Apesar da condição de emergência climática e de vulnerabilidade da vida na Terra, a linguagem utilizada não foca no alarmismo ou nas condições limites de uma catástrofe. Utilizando-se de múltiplas percepções, os conteúdos foram pensados para que as crianças possam se expressar, interagir e apreciar o ambiente em seu entorno, ampliando laços de encantamento e afeto com a Natureza de forma singular.