
Pesquisa prevê crescimento de 14,4% nas vendas do comércio para o Dia dos Namorados
O resultado coloca a data comemorativa, junto da Páscoa e do Dia dos Pais, como uma das mais importantes para o comércio.
Da Redação
04/06/24 • 18h45

Com a chegada do Dia dos Namorados, o comércio de Fortaleza se prepara para um aumento nas vendas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE destaca que o potencial de faturamento para esta data é de R$ 240 milhões, refletindo um crescimento de 14,4% em relação ao ano anterior.
Os dados coletados indicam que 37,5% dos consumidores planejam adquirir presentes, com preferências variando entre artigos de vestuário e acessórios (33,1%), cosméticos e perfumaria (20,2%), e chocolates, doces e bombons (14,4%). Outros itens populares incluem calçados, cintos e bolsas (12,5%), flores (6,7%) e relógios (6,5%). O valor médio que os fortalezenses pretendem gastar com presentes é de R$ 295.
A pesquisa também revela que 56,2% dos consumidores não pretendem celebrar a data em locais especiais. No entanto, para aqueles que escolheram comemorar, 45,5% preferem fazê-lo em restaurantes. Isso sublinha a importância do setor de serviços, particularmente os estabelecimentos gastronômicos, que se preparam para atender a uma demanda significativamente aumentada durante essa ocasião romântica.
Quanto às formas de pagamento, 47,4% dos consumidores optam por usar o cartão de crédito, enquanto 25,7% preferem pagar à vista com dinheiro. Além disso, a pesquisa aponta que a maioria das compras (47,3%) ocorrerá em dias sem uma data específica predeterminada, embora os sábados (28,3%) sejam os mais escolhidos para as compras de presentes.
Os locais de compra também foram identificados na pesquisa, com shopping centers sendo a escolha de 54% dos entrevistados, seguidos por lojas de rua e galerias comerciais (20,4%), e centros comerciais (16,4%). Essa diversidade de preferências de compra enfatiza a necessidade de estratégias de marketing bem segmentadas para atrair e satisfazer os consumidores em diferentes tipos de estabelecimentos.