
Helicóptero que transportava presidente do Irã cai nas montanhas
Chanceler iraniano também estaria na aeronave.
Da Redação
19/05/24 • 22h46

Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, sofreu uma queda neste domingo (19). O incidente ocorreu enquanto a aeronave atravessava uma área montanhosa sob forte neblina, ao retornar de uma visita à fronteira do Azerbaijão, segundo informações de uma autoridade iraniana à Reuters.
A autoridade, que preferiu não se identificar, revelou que as vidas de Raisi e Amirabdollahian estavam “em risco após a queda do helicóptero”. “Ainda temos esperança, mas as informações vindas do local da queda são muito preocupantes”, completou.
Relatos da agência estatal Irna indicam que o mau tempo tem dificultado significativamente os esforços de resgate na região montanhosa onde ocorreu o acidente.
A TV estatal iraniana alterou toda a sua programação regular, transmitindo orações por Raisi e mostrando, em um canto da tela, a cobertura ao vivo das buscas pelas equipes de resgate que atuam a pé em meio ao intenso nevoeiro.
Mohammas Mokhber, vice-presidente do Irã, partiu de Teerã para Tabriz, maior cidade do noroeste iraniano, acompanhado de vários membros do governo. A viagem foi confirmada pelo porta-voz do executivo.
A Constituição iraniana estipula que, em caso de morte súbita do presidente, o primeiro vice-presidente assume o cargo, sujeito à aprovação do líder supremo.
Ahmed Vahidi, ministro do Interior, informou à emissora estatal que um dos helicópteros, parte de um grupo de três, realizou um pouso difícil. Ele acrescentou que as autoridades ainda aguardavam mais detalhes sobre o ocorrido.