Conheça os principais sintomas de cefaleia

Neste domingo (19), é celebrado o Dia de Combate à Cefaleia.

Da Redação
19/05/24 • 11h15

Existem mais de uma centena de tipos de cefaleia. (Foto: Getty Images)

Neste domingo, 19 de maio, o mundo da saúde se volta para o Dia de Combate à Cefaleia, uma condição muitas vezes subestimada, mas comum. Cefaleia é o termo médico para a popular “dor de cabeça”, variando em intensidade, duração e sintomas adicionais, como náuseas e sensibilidade à luz.

Saulo Teixeira, neurocirurgião, esclarece que a cefaleia pode se manifestar de diversas formas, desde uma enxaqueca simples até dores mais intensas, como as causadas pela neuralgia do trigêmeo, alertando que pode ser um sintoma de outras condições médicas.

Existem mais de uma centena de tipos de cefaleia, cada um com características específicas. Os mais comuns incluem a cefaleia tensional, a enxaqueca e a cefaleia cervicogênica, originada do pescoço e podendo estender-se até a parte frontal da cabeça.

Quanto ao tratamento, Teixeira destaca a importância de um diagnóstico preciso e individualizado, variando conforme o tipo e a gravidade dos sintomas. Desde medidas simples como mudanças na rotina e analgésicos até intervenções como bloqueio de nervos ou tratamentos cirúrgicos, dependendo da complexidade do caso.

Formas intervencionistas de manejar cefaleias, como bloqueios occipitais e o uso de toxina botulínica, estão disponíveis, “Algumas dores na cabeça e na face, como a neuralgia do trigêmeo, podem ser completamente resolvidas com tratamentos cirúrgicos bastante seguros”. Teixeira reforça a importância de buscar a orientação de um especialista para um plano de tratamento personalizado, essencial para melhorar a qualidade de vida e reduzir o impacto dessa condição.