Golpes das “centrais falsas” atingem milhares de clientes bancários; saiba como evitar

Golpes bancários lideraram a lista das tramas digitais mais comuns no Brasil em 2023.

Da Redação
04/04/24 • 18h43

Golpes digitais aumentaram em 35% no ano de 2023 no Brasil. (Foto: Divulgação)

Nos últimos meses, clientes do Nubank, instituição financeira que se tornou uma das mais valiosas e famosas do Brasil, têm enfrentado uma nova ameaça que afeta milhares de pessoas: golpes sofisticados, muito bem executados, por meio de técnicas avançadas de spoofing. Nesse esquema, centrais falsas entram em contato com os usuários, utilizando números de telefone “camuflados”, em busca de ludibriar potenciais vítimas por meio da estratégia golpista.

A técnica de spoofing não é nova, mas sua crescente evolução e a adoção por golpistas profissionais estão chamando a atenção. Dados divulgados pela TI Inside revelam que os golpes digitais aumentaram em 35% no ano de 2023, com os golpes bancários liderando a lista dos mais comuns no Brasil. O profissionalismo adotado pelos golpistas pode enganar até mesmo os mais cautelosos, já que os procedimentos são muito similares aos adotados por grandes marcas.

Daniel Monteiro, especialista em cibersegurança e diretor de Tecnologia da Digital College alerta sobre os perigos dessas práticas e fornece orientações essenciais para evitar tornar-se mais uma vítima de procedimentos criminosos. Ele destaca a importância de estar sempre atento a sinais de alerta, como solicitações de informações pessoais ou financeiras por telefone ou mensagem, especialmente quando originadas de fontes não verificadas. “É essencial ter toda a cautela possível e evitar ao máximo repassar informações pessoais. Evite, se for para resolver algo com os bancos que você entre em contato direto”, especifica.

Outro cuidado necessário é com os links enviados pelo WhatsApp ou por SMS, eles são enviados aos clientes e facilitam a fraude, já a cibersegurança, de acordo com Monteiro, “fica vulnerável ao acessar links sem autenticidade”. A forma mais indicada de evitar os golpes é evitar repassar ou confirmar dados pessoais ou senhas. Caso, por engano, tenha repassado informações sigilosas, acionar o banco, por meio de seus canais oficiais, de forma imediata, pode ser a solução.