
Vendas do comércio na Páscoa devem crescer 4,5% e chegar a R$ 3,44 bi
Itens tradicionais no período, como chocolate, bacalhau e vinhos puxam a lista
Da Redação
14/03/24 • 11h05

O comércio brasileiro projeta um faturamento total de R$ 3,44 bilhões em vendas relacionadas à Páscoa, representando um aumento de 4,5% em comparação ao ano anterior, descontada a inflação. A estimativa foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e abrange itens tradicionais como chocolate, bacalhau e vinhos.
A Páscoa é a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio. Se confirmada a expectativa, será o quarto ano consecutivo de aumento nas vendas, interrompendo apenas em 2020, quando iniciou a pandemia de covid-19, impactando severamente a economia.
Quatro estados devem responder por mais da metade (51%) do total de vendas esperadas: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em relação ao crescimento anual do faturamento, Santa Catarina e Minas Gerais se destacam, com crescimentos de 7,4% e 7,2%, respectivamente.
O levantamento da CNC também indica um aumento significativo na importação de itens típicos da Páscoa. As compras externas de chocolate devem aumentar em 21,4%, enquanto as de bacalhau devem crescer 61,9%, alcançando a maior importação registrada desde 1997.
Quanto aos preços, a pesquisa da CNC aponta um aumento de 5,2% nos produtos e serviços típicos em relação ao ano passado, superando a inflação oficial do país. O único item que deve ter uma redução de preço é o bacalhau, com uma queda de 3,2%, enquanto o azeite de oliva apresenta o maior aumento, com 45,7% mais caro em comparação ao ano anterior.