Medicina é o curso com maior empregabilidade no Brasil, aponta ranking

Com 92% de empregabilidade, curso lidera ranking de áreas com maior inserção no mercado de trabalho no Brasil.

Da Redação
18/10/24 • 11h15

92% dos graduados em medicina estão empregados na sua área de formação. (Foto: Unsplash)

No dia 18 de outubro, Dia do Médico, um estudo do Instituto Semesp, publicado pelo Guia do Estudante, destaca que 92% dos graduados em medicina estão empregados e atuando em sua área de formação. Este dado coloca a profissão como uma das mais promissoras no país. Em segundo lugar, aparece o curso de Farmácia, com 80,4% de empregabilidade, seguido por Odontologia, com 78,8%.

De acordo com Silvio Pessanha Neto, CEO do Instituto de Educação Médica (IDOMED), a alta demanda por profissionais de saúde, tanto no setor público quanto no privado, impulsiona esses números. O avanço tecnológico na área da saúde e o envelhecimento da população também contribuem para essa alta empregabilidade.

Segundo Pessanha, o rigor acadêmico prepara profissionais não só tecnicamente capacitados, mas também sensíveis às necessidades dos pacientes. Desde o primeiro período, os alunos participam de imersão por meio do Programa Mais Médicos, integrando a rede de assistência do SUS e lidando com a realidade do sistema de saúde brasileiro.