Cenipa conclui extração de dados das caixas-pretas do avião da Voepass que caiu em Vinhedo

FAB confirma sucesso na recuperação de informações cruciais para a investigação do acidente que vitimou 62 pessoas.

Da Redação
11/08/24 • 16h30

Anúncio foi feiro pelo Cenipa neste domingo. (Foto: FAB)

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, anunciou neste domingo (11), em Vinhedo (SP), que o órgão conseguiu extrair com sucesso todo o conteúdo dos dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, da aeronave que caiu na última sexta-feira (9). O acidente resultou na morte de 62 pessoas, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.

“Temos a informação de que conseguimos, 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam esse trágico evento para a sociedade”, afirmou o brigadeiro Moreno durante a entrevista coletiva.

A aeronave, operada pela Voepass Linhas Aéreas, caiu por volta de 13h30 em Vinhedo. Segundo o chefe do Cenipa, os dois gravadores do avião, o Cockpit Voice Recorder (CVR), que registra as conversas na cabine, e o Flight Data Recorder (FDR), que armazena os dados de voo, já estão em poder das autoridades. Moreno destacou que os dados confirmam que, em nenhum momento, a tripulação da aeronave declarou emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo.

Os gravadores foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Cenipa, em Brasília, onde os investigadores já iniciaram os trabalhos preliminares de extração e degravação de dados. Esse processo, de acordo com a FAB, deve continuar de forma ininterrupta nas próximas horas.

O brigadeiro Marcelo Moreno também informou que, após a conclusão desta fase inicial, os investigadores retornarão à sede do Cenipa em Brasília para iniciar a análise detalhada dos dados extraídos, que serão transformados em informações úteis para a sociedade. Além disso, os dois motores da aeronave serão guardados e analisados na sede do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), em São Paulo, no Campo de Marte, na capital paulista.