
68% dos consumidores pretende comprar eletrônicos nos próximos meses, aponta estudo
20% dos consumidores gostariam de comprar, mas afirmam não terão condições nos próximos meses; 36% dizem que comprariam mais eletrônicos se tivessem mais acesso a crédito.
Da Redação
31/07/24 • 09h10

Produtos eletrônicos estão nas intenções de compra de 68% dos consumidores das classes C, D, e E nos próximos 12 meses. A pesquisa “Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil”, realizada pela PwC Brasil e pelo Instituto Locomotiva, mostra um público potencial de 75,7 milhões de pessoas para este segmento no próximo ano.
O mercado já vem crescendo nos últimos anos, com 45% dos consumidores afirmando que compraram mais eletrônicos na última década. A tendência é que o mercado se mantenha aquecido, com 34% dizendo que pretendem consumir mais produtos dessa categoria.
A pesquisa também destaca que dificuldades no acesso ao crédito restringem as compras de produtos eletrônicos pelas classes C, D e E. Cerca de 20% dos consumidores disseram que gostariam de comprar, mas não terão condições nos próximos meses. Além disso, 36% afirmaram que comprariam mais produtos da categoria se tivessem mais acesso a crédito.
O mercado da maioria, composto pelas classes C, D e E, representa 76% da população brasileira e responde por quase metade do consumo do país. A pesquisa entrevistou mais de 2,3 mil pessoas e incluiu entrevistas em vídeo com lideranças de grandes empresas do setor de varejo e consumo.